sábado, 22 de junho de 2013

O Pensador e O Beijo - Auguste Rodin

Entre s escultores que inovaram a escultura no século XIX destaca-se o francês Auguste Rodin o seu trabalho acentuada tendência ao realismo, outros consideram mais a emoção revelada por muitas obras. Outros ainda, vêem em sua esculturas características do impressionismo, movimento contemporâneo.

O Pensador

Uma escultura de bronze, retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma grande força interna, chamado também de O Poeta, parte do museu de arte decorativa em Paris, O Pensador procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema, uma figura de um homem nu porque Rodin queria uma figura heroica á Michelangelo representando um pensamento assim como a poesia.
Ficheiro:Rodin The Thinker Laeken cemetery.jpg

O Instituto Ricardo Brennand na cidade de Recife, Pernambuco, possui uma versão da obra origina, exposta em seu acervo particular, na Galeria.

O Beijo

É uma escultura em mármore, que se encontra no Museu Rodin em Paris, inspirado nos delírios amarosos vividos Camille Claudel, sua assistente nas suas obras especialmente ''O Pensador'', Camille Claudel também escultora francesa. A força e a grandiosidade de seu talento estavam na verdade na figura lendária de Rodin e de seu irmão que se tornou um dos maiores expoentes de sua geração. Uma relação umbilical com seu mestre e amante. na obra O Beijo o casal que se abraça e se beijão, retrata um jovem que se apaixona por Paolo, irmãomais novo do seu marido Giovanni Malatesta, o casal é descoberto e morto pelo marido de Francesca,  na escultura podes ser visto um livro na mão de Paolo, mas a escultura O Beijo os lábios dos amantes não se tocam, significando que foram interrompidos por suas mortes.  
Ficheiro:The Kiss.JPG

Escultura com 74 centímetros de altura

Nenhum comentário:

Postar um comentário